O Teatro Grand Guignol: Terror, Suspense e Loucura  na Paris do Início do Século XX

O Teatro Grand Guignol: Terror, Suspense e Loucura na Paris do Início do Século XX

Companhia de teatro francesa, Théâtre du Grand Guignol, fundada em Paris em 1895, por iniciativa de Oscar Métenier, que se celebrizou na divulgação de peças de terror, que contribuíram para a fixação de um gênero próprio que tomou o nome da própria companhia. “Guignol” era o nome original de uma personagem de fantoche, de comportamento violento e satírico, que se assumia como o protagonista de espetáculos de fantoches na França do século XVIII. Este tipo de representação transformou totalmente o padrão tradicional do teatro de fantoches (inventado na China desde tempos muito remotos), substituindo os bonecos por atores de carne e osso e fazendo representar pequenos enredos violentos, macabros e repletos de crimes horrendos, de que é exemplo Le Jardin des suplices (1899), de Octave Mirbeau. As primeiras peças inspiraram-se em autores com Edgar Allan Poe ou André de Lorde, le prince de terreur, e enquadram-se bem no espírito decadentista que dominou a literatura francesa do final do século XIX. O modelo parisiense permaneceu até hoje e a expressão Grand Guignol traduz representações com estas características. O gênero não conheceu grande fortuna fora do contexto parisiense, apenas se registrando alguma receptividade em Londres na década de 1920.

 O Teatro Grand Guignol: Terror, Suspense e Loucura  na Paris do Início do Século XX teatro Oscar Métenier Grand Guignol

 O Teatro Grand Guignol: Terror, Suspense e Loucura  na Paris do Início do Século XX teatro Oscar Métenier Grand Guignol   Companhia de teatro francesa, Théâtre du Grand Guignol, fundada em Paris em 1895, por iniciativa de Oscar Métenier, que se celebrizou na divulgação de peças de terror, que contribuíram para a fixação de um gênero próprio que tomou o nome da própria companhia. “Guignol” era o nome original de uma personagem de fantoche, de comportamento violento e satírico, que se assumia como o protagonista de espetáculos de fantoches na França do século XVIII. Este tipo de representação transformou totalmente o padrão tradicional do teatro de fantoches (inventado na China desde tempos muito remotos), substituindo os bonecos por atores de carne e osso e fazendo representar pequenos enredos violentos, macabros e repletos de crimes horrendos, de que é exemplo Le Jardin des suplices (1899), de Octave Mirbeau. As primeiras peças inspiraram-se em autores com Edgar Allan Poe ou André de Lorde, le prince de terreur, e enquadram-se bem no espírito decadentista que dominou a literatura francesa do final do século XIX. O modelo parisiense permaneceu até hoje e a expressão Grand Guignol traduz representações com estas características. O gênero não conheceu grande fortuna fora do contexto parisiense, apenas se registrando alguma receptividade em Londres na década de 1920.

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