Gregório de Matos – Vol 01: Poemas atribuídos. Códice Asensio-Cunha

Gregório de Matos – Vol 01: Poemas atribuídos. Códice Asensio-Cunha

Esta edição publica o conjunto de poemas coletados no Códice Asensio-Cunha que circularam em Salvador nas últimas décadas do século XVII e na primeira metade do século XVIII sob o nome “Gregório de Matos e Guerra”, então a mais importante autoridade poética local. Nesse tempo, os poemas eram continuamente refeitos pelo agenciamento de audição, memorização e remanejamentos pela voz e pela escrita, sendo as versões do Códice Asensio-Cunha apenas uma das muitas possibilidades textuais implícitas na “tradição”, o conjunto de todos os manuscritos com o nome Gregório de Matos e Guerra. As variações textuais incidem sobre uma única palavra – caso do primeiro verso do soneto “Um calção de pindoba a meia porra” e da variante “Um calção de pindoba a meia zorra”- ou sobre dezenas de versos, alterando-se radicalmente a configuração do texto. O que importa nesta edição é não contaminar “lições” de um manuscrito com “lições” de outro, com a finalidade de produzir um texto compósito não existente em nenhum manuscrito da “tradição”.

Esta edição publica o conjunto de poemas coletados no Códice Asensio-Cunha que circularam em Salvador nas últimas décadas do século XVII e na primeira metade do século XVIII sob o nome “Gregório de Matos e Guerra”, então a mais importante autoridade poética local. Nesse tempo, os poemas eram continuamente refeitos pelo agenciamento de audição, memorização e remanejamentos pela voz e pela escrita, sendo as versões do Códice Asensio-Cunha apenas uma das muitas possibilidades textuais implícitas na “tradição”, o conjunto de todos os manuscritos com o nome Gregório de Matos e Guerra. As variações textuais incidem sobre uma única palavra – caso do primeiro verso do soneto “Um calção de pindoba a meia porra” e da variante “Um calção de pindoba a meia zorra”- ou sobre dezenas de versos, alterando-se radicalmente a configuração do texto. O que importa nesta edição é não contaminar “lições” de um manuscrito com “lições” de outro, com a finalidade de produzir um texto compósito não existente em nenhum manuscrito da “tradição”.

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